O que é conectividade da camada 3, e por que você pode precisar dela em sua rede?

Em poucas palavras, os switches da camada 3 (Layer 3 Switches) são ferramentas valiosas em redes corporativas porque aumentam a eficiência da rede, especialmente quando se trata de várias sub-redes e VLANs. Mas de quê se trata exatamente um switch da camada 3 / conectividade da camada 3, e por que isso é tão importante para a sua rede? Aqui estão alguns dos argumentos mais importantes.

O que é uma rede da camada 3?

A conectividade da camada 3 não deve ser confundida com a conectividade da camada 2, que possui funções mais limitadas. Na realidade, um switch da camada 3 (também conhecido como switch multicamada) pode ser comparado a um switch e roteador “2 em 1”.

Isso significa que os switches da camada 3 são bastante semelhantes aos roteadores, seja em termos de aparência física, seja na forma em que suportam os mesmos protocolos de roteamento, além de contar com o mesmo modo de função.

No entanto, ao contrário dos roteadores, a conectividade da camada 3 está relacionada aos componentes de hardware internos, muito mais avançados. O hardware interno de um switch de camada 3 entra em combinação com o switch de um roteador a fim de proporcionar um melhor desempenho de roteamento de rede para as redes locais. Pelo fato de serem projetados para uso em intranets, os switches da camada 3 não contam com os recursos de rede de longa distância, nem com as portas de um roteador padrão.

Recursos do roteador de camada 3

Normalmente, um switch de camada 3 possui as seguintes características:

  • 24 portas Ethernet, porém, como anteriormente mencionado, não possui nenhuma interface de rede de longa distância;
  • Funciona como um switch que garante a conectividade entre dispositivos de uma mesma sub-rede;
  • Utiliza-se do mesmo algoritmo de comutação usado na maioria dos protocolos de roteadores simples;
  • Opera nas camadas OSI de camada 2 e camada 3.

Benefícios de conectividade e switch de camada 3

Os switches da camada 3 geralmente combinam as seguintes funções e propósitos, de uma só vez:

  • Facilita o roteamento entre LANs virtuais;
  • Reduz a latência da rede, uma vez que as combinações não precisam ser muito redirecionadas;
  • Minimiza os volumes de tráfego de transmissão;
  • Otimiza a partição do tráfego, separando as tabelas de roteamento;
  • Simplifica o processo de configuração de VLAN;
  • Facilita a solução de problemas e o isolamento de falhas.

 

Como você mesmo pôde verificar, os switches da camada 3 oferecem um vasto conjunto de benefícios. De acordo com dados da FCC, cerca de 21,3 milhões de norte-americanos não possuem acesso à Internet em alta velocidade ou em simetria, de velocidades variando entre os 25 Mbps downstream e os 3 Mbps upstream. A exclusão digital é uma realidade e, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido, a existência de melhorias tecnológicas – como a conectividade da camada 3 – é uma ótima notícia aos que sonham em tornar o mundo um lugar melhor.

Share the Post:

Publicaciones relacionadas

Scroll to Top